SEEB/CE elege delegados sindicais do BNB, Caixa e BB

52


O Sindicato dos Bancários do Ceará realizou eleição para delegados sindicais do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil nos últimos dias 20, 21 e 22/8, na sua base sindical. A posse ocorreu no dia 31/8 para mandato de um ano.  Foram eleitos 183 delegados sindicais para a Capital e Interior.


O delegado sindical tem como principal atribuição estabelecer, manter e desenvolver contato permanente entre os bancários e o Sindicato, informando os trabalhadores sobre as atividades da entidade e recebendo destes as demandas sobre irregularidades que venham acontecendo nos locais de trabalho. Ele é uma espécie de ponte entre o Sindicato e sua base, levando os anseios e dúvidas da categoria até a entidade que os representa.


“É importante esse representante dos bancários em seu local de trabalho, escolhido com cuidado para representá-los junto ao Sindicato”, ressalta o presidente do Sindicato, Carlos Eduardo Bezerra. Ele informa ainda que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no Artigo 543 e a Constituição Brasileira no Artigo 8º, inciso VIII, garantem a estabilidade e a irremobilidade do delegado sindical.


A figura do delegado – O representante sindical de base, ou delegado sindical, é a força expressiva fundamental para organizar a luta e a mobilização dos trabalhadores. O delegado sindical, portanto, é o primeiro elo entre os trabalhadores e o Sindicato. O delegado deve ser atuante e manter contato permanente com os colegas da unidade de trabalho, discutir e organizar as reivindicações, manifestações, críticas e sugestões para a melhoria das condições de trabalho, encaminhando-as ao Sindicato e sempre atuando em benefício coletivo.