SEEB/CE entrega documento para implantar CCP no Ceará

71

O Sindicato dos Bancários do Ceará, por meio dos diretores e funcionários do Banco do Brasil, Plauto Macedo, Gustavo Tabatinga e Bosco Mota entregaram ao gerente regional da Gepes, Luis Humberto Ismael da Costa, dia 25/5, o documento que autoriza o funcionamento da Comissão de Conciliação Prévia (CCP). A Comissão tem um período de vigência de um ano, que pode ser prorrogado por igual período.


“A CCP é prevista na CLT e representa um avanço no sentido de estabelecer mais uma esfera de conciliação entre empresa e empregado. Antes do processo judicial, que é demorado, você já tem a oportunidade de buscar uma conciliação de direitos que a empresa, no caso o Banco do Brasil, não tenha prestado no seu tempo”, afirmou o diretor do Sindicato, Gustavo Tabatinga.

A partir de segunda-feira, dia 30/05/2011, o Sindicato dos Bancários do Ceará começa a acolher as demandas referentes a passivos trabalhistas de ex-bancários contra o Banco do Brasil.

CCP – O novo modelo de CCP é direcionado a ex-funcionários (incluindo-se os aposentados) que têm direitos trabalhistas não observados pelo banco durante o pacto laboral. Assim, antes de buscar a Justiça do Trabalho, esses trabalhadores deverão demandar na referida Comissão, onde poderão firmar acordo com a empresa, evitando assim a longa e desgastante espera de processos judiciais. São dois representantes do sindicato e um representante do banco que compõem a CCP.