SEEB/CE fará eleição para representantes do Banco do Nordeste, Caixa e Banco do Brasil

47


O Sindicato dos Bancários do Ceará fará eleições para delegados sindicais do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil nos dias 28,29 e 30/8, na sua base sindical. As inscrições ocorreram de 21/8 a 27/8. A posse será no dia 31/8, para mandato de um ano.


O delegado sindical tem como principal atribuição estabelecer, manter e desenvolver contato permanente entre os bancários e o Sindicato, informando os trabalhadores sobre as atividades da entidade e recebendo destes as demandas sobre irregularidades que venham acontecendo nos locais de trabalho. Ele é uma espécie de ponte entre o Sindicato e sua base, levando os anseios e dúvidas da categoria até a entidade que os representa.


A figura do delegado – O representante sindical de base, ou delegado sindical, é a força expressiva fundamental para organizar a luta e a mobilização dos trabalhadores. O delegado sindical, portanto, é o primeiro elo entre os trabalhadores e o Sindicato. Ele é eleito pelos próprios bancários e deve incentivar o debate das questões trabalhistas, levar a opinião de seus representados para o Sindicato e vice-versa.


O delegado deve ser atuante e manter contato permanente com os colegas da unidade de trabalho, discutir e organizar as reivindicações, manifestações, críticas e sugestões para a melhoria das condições de trabalho, encaminhando-as ao Sindicato e sempre atuando em benefício coletivo.


Durante o mandato, o delegado não pode ser transferido do seu local de trabalho, salvo por iniciativa própria ou mediante negociação com o empregado. Também lhe é assegurada a estabilidade no emprego durante o exercício do mandato e até um ano após o término.


O representante eleito tem que ter um vínculo com a entidade sindical da respectiva base e desenvolve suas atividades de forma independente da classe patronal, do estado, do governo, dos partidos políticos, dos credos religiosos e de agrupamentos de natureza não-sindical, respeitando a pluralidade e a diversidade existentes dentro do grupo.


Mais informações: Secretaria de Ação Sindical (85) 3252 4266,  das 8 às 18 horas.