SEEB/CE irá cobrar do novo presidente do BNB respeito e diálogo com as entidades

33

Após quase seis meses de espera e muita cobrança feita pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, finalmente foi nomeado o novo Presidente do BNB. Trata-se do geógrafo e advogado, Jurandir Santiago, bancário, ex-superintendente estadual da Caixa Econômica Federal e atual presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 10 de junho de 2011. A data da posse ainda não está definida.

A expectativa do SEEB/CE é que o diálogo e o respeito às entidades sindicais seja aprofundado, contornando alguns obstáculos que hoje emperram a negociação de importantes reivindicações do funcionalismo do BNB, tais como: resolução de passivos trabalhistas, revisão do PCR, isonomia para novos e admitidos a partir de 2000, custeio da Camed e revisão do Plano BD da Capef, dentre outras demandas.


Outra expectativa do Sindicato dos Bancários é quanto ao preenchimento das funções de superintendentes da Direção Geral e dos Estados, hoje ocupadas muitas vezes por critérios políticos, o que acaba contaminando o preenchimento das demais funções no Banco, em detrimento de critérios técnicos e de transparência no processo de concorrência interna.


Outro assunto preocupante, já demandado exaustivamente pela Contraf-CUT e até o momento sem nenhuma providência da parte da atual Direção do Banco, diz respeito ao assédio moral praticado por superintendentes, dentro os quais o principal é o Superintendente de Alagoas, Expedito Neiva, perseguidor de sindicalistas, que será denunciado ao Ministério Público do Trabalho pela adoção de práticas anti-sindicais.