SEEB/CE participa de debate sobre excessos nos juros e tarifas pelos bancos

57


O presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra, participou de audiência pública promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor, na Assembleia Legislativa do Ceará, no dia 27/8, para discutir excessos, por parte de instituições financeiras, na estipulação de valores de tarifas de serviços e percen tuais, além da metodologia de cálculo de juros. Como encaminhamento, os bancos devem participar de mutirão de renegociação de dívidas e nova reunião está marcada para o dia 17/9.


A audiência atendeu a requerimento dos deputados Odilon Aguiar, Roberto Mesquita (PV) e Joaquim Noronha (PV). Participaram do evento representantes dos bancos Santander, Safra, HSBC, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica e BNB, do Procon Fortaleza, Decon/CE, Contraf-CUT, Febraban e Defensoria Pública do Estado. A ausência de representantes do Itaú foi duramente criticada.


O presidente do Sindicato, Carlos Eduardo, destacou: “nossa maior preocupação é com os altos índices de corte de emprego pelos bancos. Para manter seus lucros num patamar astronômico, os banqueiros lançam mão das demissões, da rotatividade, prejudicando o atendimento e sobrecarregando os bancários nos seus locais de trabalho”.