SEEB/CE participa de encontro sobre lei estadual de segurança bancária

52


Na terça-feira, dia 27/8, o Sindicato dos Bancários do Ceará participou, na Assembleia Legislativa do Ceará, de encontro para tratar da Lei Estadual de Segurança Bancária, projeto de lei nº 174/13, de autoria do deputado estadual Antonio Carlos (PT). Participaram também do evento representantes do Sindivalores e do Sindicato dos Comerciários, bem como representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT).


Nesse encontro, o Sindicato foi representado pelo diretor Gustavo Tabatinga, que apresentou um balanço da violência contra os bancos, bancários, vigilantes e clientes, e falou da lei municipal 9.910/12, o Estatuto Municipal de Segurança Bancária, como exemplo de que é um bom instrumento para aumentar a segurança reivindicada pela sociedade.


“Devemos saudar essa iniciativa do deputado Antonio Carlos, que traz uma lei para todo o Estado, que já foi aplicada em Fortaleza e está dando bons resultados. Em Fortaleza, o Estatuto aprovado pela Câmara Municipal dos Vereadores, em um ano já trouxe a redução de 12% nos índices de criminalidade. É uma lei moderna que obriga os bancos a terem itens básicos, como portas giratórias e biombos para proteger clientes e bancários. Estes itens não estão presentes em outras cidades e estamos vendo o índice de criminalidade aumentar no Interior. Essa lei estadual de segurança bancária é um importante passo para coibir a ação violenta dos assaltantes”, disse Gustavo.


Para aprimorar aspectos do projeto de lei durante sua tramitação, o gabinete do deputado está construindo audiências públicas nos municípios cearenses, que reúnem maior quantidade de ataques a bancos. Já estão agendas audiências nas Câmaras de Morada Nova (dia 9/9); de Acaraú (dia 23/9); de Iguatu (dia 30/9) e do Crato ( dia 11/10).