SEEB/CE presta homenagem ao Dia Internacional da Mulher

17

O Sindicato dos Bancários do Ceará realizou uma grande festa em comemoração ao centenário da instituição do Dia Internacional da Mulher (instituído durante uma Conferência na Dinamarca em 1910) e aos 250 anos do nascimento da heroína Bárbara Pereira de Alencar (1760 -1833), para qual criou a Comenda Bárbara de Alencar visando agraciar mulheres com relevante contribuição ao sindicalismo e à sociedade cearense.


A festa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na sede do Sindicato, aconteceu na última sexta-feira, dia 5/3, e reuniu bancárias e familiares, bem como convidados especiais, ocasião em que prestou homenagem a três mulheres – Sônia Olimpio, da ONG Moradia e Cidadania e funcionária da Caixa; Jânia Oliveira Viana, ex-funcionária do BNB (representada por Ana Viana) e Maria Layze Lima de Menezes, funcionária do ex-BEC e diretora da Cabec com a Comenda Bárbara de Alencar, que será outorgada todos os anos pelo SEEB/CE por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher.


Na abertura da festa houve apresentação da performance da atriz Salete Libório, sobre Bárbara de Alencar e, logo em seguida às comemorações, foi realizado um coquetel, com a banda de música “Samba de Rosa”.


NOSSA COMENDA – Bárbara de Alencar viveu a maior parte de sua vida na cidade do Crato (CE), participou da revolução republicana no Nordeste chegando a ser presa e torturada foi, sem dúvida, o maior símbolo da mulher cratense. Guerreira, idealista, líder da revolução de 1817 no Cariri, Bárbara de Alencar terminou sendo presa em nome dos seus ideais libertários.