SEEB/CE vai cobrar promoções por mérito entre 2000 e 2009

58


O Departamento Jurídico do Sindicato dos Bancários do Ceará ajuizará uma ação referente ao pagamento das promoções por mérito  (Deltas) que deixaram de ser pagas pela Caixa Econômica Federal no período de 2000 a 2009.


No ano de 2000, a Caixa deixou de realizar as avaliações de desempenho que eram condição para a efetivação da promoção por mérito – elevação de uma referência para a próxima do plano de cargos. Esse benefício só foi restabelecido após a greve de 2010, quando os bancários lutaram pelo seu retorno. Segundo a Contraf-CUT, a retomada da promoção por mérito foi o resgate de um direito dos empregados e que a Caixa deixou de cumprir, mas a força da greve fez com que a empresa voltasse atrás e a solução foi a distribuição de um delta retroativo a janeiro de 2010, uma vez que a demora inviabilizou o processo de avaliação.


O Sindicato agora pretende cobrar na Justiça o período em que cada empregado da Caixa ficou prejudicado pela não realização do processo de avaliação e, consequentemente, a não aplicação das promoções.


O empregado que desejar entrar com a ação deve procurar o Sindicato com os seguintes documentos: Procuração, declaração de pobreza (que podem ser impressas no site, na seção Jurídico – documentos), além de cópia do RG, CPF, carteira de trabalho e do histórico do cargo.


Os documentos devem ser entregues no Departamento Jurídico do SEEB/CE, que funciona na sede da entidade (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro), no horário de 8h às 14h.