Segurados do INSS podem marcar perícia por telefone

82

Desde o dia 27/6, a nova Central de Teleatendimento da Previdência Social começou a funcionar em todo o País. O serviço, que atende pelo número 135, começou a funcionar em caráter experimental para o agendamento da perícia médica somente para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 19h. A ligação é gratuita, quando realizada de telefone fixo. Quem ligar de celular pagará a ligação, porém o valor cobrado será o da tarifa local.

Ao ligar para o 135, o segurado pode agendar o dia e a hora e em qual agência realizará a perícia médica, necessária para a concessão do benefício de auxílio-doença e que representa hoje 63% da demanda total de benefícios nas Agências da Previdência Social (APS). Também poderão ser agendados os pedidos de prorrogação e reconsideração daquele mesmo benefício.

Para agendar a perícia médica, o segurado deve ter em mãos papel e caneta para anotar o número do benefício, endereço, dia e horário do atendimento e informar:

• Número de inscrição na Previdência Social

• Número do PIS (para o empregado com carteira assinada)

• Número do NIT (para os contribuintes individuais e domésticos), CNPJ ou CPF do empregador

• Número do benefício se estiver recebendo auxílio-doença

• Data de nascimento

• Nome da mãe

A entrada em funcionamento desta nova central, como já amplamente divulgado, faz parte de um conjunto de ações para melhorar o atendimento ao beneficiário, com medidas para reduzir as filas nas agências.

PREVFone – Os serviços já oferecidos pelo PREVFone serão mantidos. Pelo número 0800 78 01 91, que funciona 24 horas por dia, os segurados podem solicitar alguns serviços, sem a necessidade de se deslocar até uma APS. Consultas de data de pagamento dos benefícios, mudanças de endereços dos aposentados ou pensionistas, acompanhamento da solicitação de benefício, endereços das agências, registros de reclamações, sugestões e elogios, além de informações sobre a legislação previdenciária e inscrição no INSS, são alguns dos serviços disponíveis.