Seminário discute a crise econômica e os fundos de pensão

49

O Sindicato dos Bancários promove no próximo sábado, dia 9/5, a partir das 8h30, o Seminário “A Crise Capitalista e seus Impactos sobre os Fundos de Pensão”. O evento acontece no Ponta Mar Hotel (Av. Beira Mar, 2200) e é aberto a todos os bancários da ativa e aposentados.


Para debater sobre o tema estarão presentes o presidente da Anapar e diretor de Seguridade da Previ, Ricardo Sasseron; o diretor de Planejamento e Controladoria da Funcef, Antônio Bráulio de Carvalho; o diretor superintendente da Cabec, Marcelo Campos de Alcântara e o presidente da Capef, Francisco José Araújo Bezerra.


Os momentos de “crise” normalmente são entendidos como ruptura, decorrendo daí pânico, pessimismo, tensão etc. e atingindo vários segmentos na sociedade: econômico, social e cultural. A atual crise econômica internacional se originou no coração do sistema capitalista tendo sua deflagração imediata a partir de especulações imobiliárias e outras engenharias financeiras, mas, com certeza, a crise é anterior e mais ampla, porque envolve relações internacionais.


Por outro lado, os momentos de crise podem ser entendidos como momentos para buscar alternativas novas, de criação, momentos de decisão e desafios a serem enfrentados na busca de novas veredas.


O Sindicato dos Bancários tem promovido muitos eventos discutindo temas como a segurança pública, a ética, a economia solidária e tantos outros. Desta feita, a entidade promove uma discussão que vincula o futuro ao presente. A crise atual e as aposentadorias. Como estão os fundos de previdência dos trabalhadores bancários?


Com este evento, o Sindicato espera propiciar o ambiente para que possam fluir as propostas que devam sustentar uma melhor compreensão de todo o sistema de seguridade social brasileiro, em especial o universo bancário.