Seminário reúne empreendimentos solidários do CE e PE na sede da CUT/CE

53

A CUT-CE foi sede na última terça-feira, dia 14/6, do Seminário Avanços e Desafios na Produção e Comercialização dos Empreendimentos de Economia Solidária, promovido pela Escola Nordeste da CUT, Projeto Ramá e Empreendimentos de Economia Solidária do Brasil (Unisol Brasil). Na ocasião foram mostradas as experiências em economia solidária dos empreendimentos cearenses e pernambucanos. E um dos temas do evento foi a apresentação do projeto Conexão Solidária


Cerca de 15 empreendimentos de Pernambuco e 50 do Ceará participaram do Seminário. Para a coordenadora do Seminário, Lúcia Silveira, da Escola de Formação Nordeste da CUT, “a diferença dos empreendimentos solidários está nas suas relações internas. Porque o mercado é o mesmo e precisamos estar preparados para ele”, defendeu a coordenadora.


O presidente da CUT/CE, Jerônimo do Nascimento, na mesa de abertura, ressaltou que, “para termos apoio, precisamos estar organizados”. Também tomaram parte na composição da mesa, a coordenadora do setorial de confecção da Unissol, Helena Laureano, e a representante do Projeto Ramá, Aldenise Coelho.


Lúcia Silveira, que está desde 1997 no movimento de economia solidária, no Seminário apresentou o tema “Estratégias de produção” para uma audiência atenta de empreendedores solidários. A coordenadora do Conexão Solidária, Luciana Martins, apresentou o projeto e as perspectivas de atuação nos próximos meses e destacou: ”temos uma grande teia de pessoas contribuindo para a economia do nosso País”.


A diversidade da produção de empreendimentos solidários no Ceará e Pernambuco foi apresentada durante uma exposição, com trabalhos dos empreendimentos em cajucultura, artesanato, confecção, doces orgânicos, chocolates caseiros, artesanato em crochê e renda, peças de confecção e serviço de buffet dos municípios cearenses de Aracati, Limoeiro do Norte, Beberibe, Ocara, Irauçuba, Mundaú, Caucaia, Fortaleza, entre outros.