Senador Inácio Arruda debate redução da jornada de trabalho no SEEB/CE

71

Debater a proposta de redução da jornada de trabalho, dando continuidade à campanha em defesa da aprovação da PEC 393/2001, foi o tema do encontro promovido pelo Gabinete do Senador Inácio Arruda (PCdoB), dia 29/2, na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE). Durante o evento foi promovido um café da manhã com sindicalistas e representantes dos movimentos sociais e populares. Também estiveram presentes representantes das Centrais Sindicais.


“Reduzir é gerar emprego. O Brasil não precisa de mais trabalho, mas sim de mais pessoas trabalhando com menos horas”, defendeu o senador Inácio Arruda. O Senador é autor da PEC 393/2001, juntamente com o senador Paulo Paim (PT/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.


Para o diretor do SEEB/CE, Carlos Eduardo, essa discussão é importante para o movimento sindical. Ele ressaltou que “o Sindicato dos Bancários acompanha e participa de todas as lutas importantes para o crescimento do Brasil”. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-econômicos (DIEESE), numa primeira etapa, poderão ser criadas, através da redução da jornada de trabalho, mais de 2 milhões de novas ocupações no Brasil. No Ceará, a redução da carga horária pode abrir cerca de duzentas e trinta mil novas ocupações.