Sete em cada dez brasileiros são contra privatizações

58


A maioria dos brasileiros (68%) é contra a venda de estatais de maneira geral, informa pesquisa da Ipsos em parceria com o professor Sérgio Lazzarini, do Insper. Apenas 17% são a favor, e esse percentual cresce conforme a renda e a escolaridade aumentam, mas em nenhuma das segmentações chega a um terço da população.


Enquanto nas classes AB, 27% das pessoas são favoráveis às privatizações, a aprovação da medida cai para 9% entre os representantes das classes DE. Entre os que concluíram ensino superior, 28% são a favor da venda de estatais. Já entre os que não frequentaram escola, esse número cai para 7%. Foram entrevistadas 1.200 pessoas em 72 municípios do País na primeira quinzena de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais.


O percentual de pessoas contrárias a privatizações é maior, embora oscile dentro da margem de erro, quando se discute a possibilidade de o Estado se desfazer de ícones da economia governamental como Petrobras (70%), Caixa Econômica Federal (71%) e Banco do Brasil (70%).