Setor financeiro é campeão de reclamações nos Procons em 2012

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O setor financeiro (bancos e financeiras) ficou em primeiro lugar nas queixas dos consumidores em 2012, ultrapassando o de telecomunicações, de acordo com boletim do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que engloba os Procons, vinculados ao Ministério da Justiça.


Na divisão por assunto, entretanto, a telefonia celular tirou a dianteira que os cartões de crédito ocuparam em 2011.


Os órgãos de proteção e defesa do consumidor (Procons) estaduais receberam 2,03 milhões de reclamações gerais no ano passado, ante 1,6 milhão em 2011, com aumento de 19,7%.


O setor financeiro foi o que recebeu mais reclamações dos consumidores, com 23,85% das queixas totais. Em seguida veio o de telecomunicações, com 21,7% dos registros. A classificação por setor foi introduzida pelo Sindec ano passado.


Por temas, o primeiro lugar é da telefonia celular (9,17% do total das queixas), depois os bancos comerciais (9,02%), cartões de crédito (8,23%), telefonia fixa (6,68%) e empresas financeiras (5,17%). Em 2011, a maior parte das reclamações (9,21%) foi direcionada aos cartões de crédito, depois telefonia celular (7,99%), bancos comerciais (7,26%).


Os principais problemas apontados pelos consumidores foram relativos a cobranças (37,42% do total das reclamações); qualidade dos produtos (17,57%); oferta de produtos e serviços (17,31%) e problemas nos contratos (13,21%).


No ranking por empresas, a Oi foi líder em reclamações nos Procons em 2012, com 120.374 demandas, seguida pela Claro (102.682), pelo Itaú (com 97.578) e pelo Bradesco (61.257).