Sindicato apoia a Campanha Setembro Amarelo

52


O suicídio é um problema de saúde pública que vive atualmente uma situação de tabu, pois é um assunto do qual se evita falar. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Por medo ou desconhecimento, as pessoas não veem os sinais de que alguém próximo está com ideias suicidas. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.


Pensando nisso, o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) criaram, em 2014, a Campanha Setembro Amarelo, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.


TRABALHO X DEPRESSÃO – Estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que, só em 2016, 75 mil pessoas foram afastadas do trabalho em razão da depressão e que até 2020 a doença será a mais incapacitante do mundo. No Brasil, os dados da Interfarma demonstram um aumento de antidepressivos e estabilizantes de humor em torno de 18,2% no ano de 2016, comparado com 2015.


Dentre os trabalhadores acometidos de episódios depressivos, os bancários, por laborarem em ambiente extremamente estressante, são vítimas em potencial. A cobrança excessiva de metas, a pressão diária para vender produtos, todos esses fatores podem ser considerados determinantes para uma crise. Segundo dados do INSS, em 2013, cerca de 18 mil bancários foram afastados, desses, aproximadamente 53% tiveram como causas principais os transtornos mentais.


GASB – Para dar todo o acolhimento e ajuda que a categoria bancária necessita, o Sindicato mantém desde 2006 o Gasb (Grupo de Apoio à Saúde dos Bancários), que se reúne toda terceira quinta-feira de cada mês. O próximo encontro deve se realizar no dia 21/9, a partir das 19h, na sede do Sindicato (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro). Mais informações: 85 3252 4266.


O grupo foi criado para dar apoio aos bancários portadores de doenças ocupacionais. As reuniões servem ainda para a troca de informações inerentes à convivência com as doenças adquiridas durante o trabalho. O Sindicato oferece ainda o Plantão Psicológico, que funciona todas as quintas à tarde, com atendimento individual e totalmente sigiloso.


A entidade vem ainda realizando uma pesquisa sobre a saúde que pode ser acessada pelo site, facebook, twitter ou através de caderno impresso distribuído pelos diretores do Sindicato em visita às agências do Estado.


SETEMBRO AMARELO

www.setembroamarelo.org.br


Centro de Valorização da Vida (CVV)

Ligue: 141 (24 horas)

Chat/skype: www.cvv.org.br


Fortaleza – 85 3257-1084 /

Horário: 24 horas

R. Ministro Joaquim Bastos, 806 – Bairro de Fátima


Sobral – (88) 3611-4111 /

Horário: 6 às 22 horas (diariamente)

Av. Anhaid Andrade, 47 sala 4