Sindicato apoia campanha e alerta para a importância da prevenção do câncer

64


O Sindicato dos Bancários do Ceará mais uma vez participa do movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.


Vem com a gente pra Caminhada Rosa, marcada para o dia 22/10 (domingo), na Avenida Beira Mar, organizada pela Rede Mama, e na atividade do dia 29/10 (domingo), no Parque do Cocó, organizada pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC).


PREVENIR É ESSENCIAL – O tabu que envolve a doença que mais mata brasileiras faz com que o diagnóstico precoce não aconteça para mais da metade das pacientes. No Ceará, conforme o mastologista do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), Ércio Ferreira Gomes, a cobertura de mamografia devia atingir 70% das mulheres saudáveis acima de 40 anos. No entanto, apenas 25% realiza o principal exame de diagnóstico dessa enfermidade.


No Ceará, a incidência da doença chega a 2.160 e, na Capital, o número de novos diagnósticos é de 860. Esses dados mostram também um aumento dos casos mais graves. Outra característica que vem aparecendo é a incidência de câncer de mama em mulheres jovens. Como o indicado é se fazer a mamografia só após os 40 anos, é comum identificar o problema em estágios mais avançados, o que causa uma chance de cura menor.


CAMPANHAS UNIFICADAS – Marcadas pelas cores rosa e azul, as campanhas de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata, que acontecem respectivamente, em outubro e novembro, são promovidas pelo ICC. Ao longo desses meses, o ICC deve reforçar o atendimento e realizar atividades direcionadas a pacientes e acompanhantes.  Conforme estimativa do Inca, em Fortaleza pode, este ano, somar 860 novos casos de câncer de mama e 590 novos casos de câncer de próstata.


SERVIÇO:

Colabore com a campanha enviando fotos, artigos e sugestões:

contato@outubrorosa.org.br

Informe-se:

www.outubrorosa.org.br

www.icc.org.br/outubro-rosa/