Sindicato cobra criação de fundo pelo BNB para custear despesas com saúde

51

Comissão constituída por representantes indicados pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, BNB e Camed com o objetivo de formular consulta aos associados do plano Natural sobre a criação e a destinação dos recursos de Fundo de Assistência à Saúde (FAS) vai se reunir pela segunda vez no próximo dia 7/2 (terça-feira), às 16h, na sede da Camed, para finalizar o questionário a ser aplicado na pesquisa.


A iniciativa é fruto de reivindicação do SEEB/CE e Contraf-CUT e consta da pauta da mesa permanente de negociação com o Banco. Há consenso entre as partes da necessidade de se ter um fundo especial de recursos que venha a ser utilizado em benefício dos associados dos planos Natural e Família da Camed, contribuindo para aliviar o custo da manutenção desses planos de saúde para os funcionários.


Em qualquer situação, o SEEB/CE compreende que ao BNB deverá caber parcela maior de responsabilidade financeira na constituição desse fundo. O funcionário da ativa, se aceitar contribuir, deverá ser com recursos inferiores aos do Banco e a partir apenas de remunerações variáveis ou receitas extraordinárias, quando essas ocorrerem. Quanto ao associado aposentado, a consulta também servirá para auscultar sobre de onde poderiam advir as suas contribuições para o Fundo.


A consulta vai tentar esgotar todas as possibilidades em relação a contribuições e destinação dos recursos angariados. Estarão em aberto discussões sobre o custeio de eventos de elevada monta não cobertos atualmente pela Camed, despesas com aquisição de medicamentos e óculos, cobertura de plano odontológico e até mesmo o fim ou a redução da taxa de co-participação financeira que tanto onera os associados.