Sindicato comemora Dia do Bancário com festa de confraternização

54

Um jantar dançante reunindo mais de 750 bancários marcou o dia 28 de agosto, o Dia do Bancário, em Fortaleza. A promoção foi do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) que, aproveitando a data, promoveu um jantar dançante com objetivo de conservar a unidade e propiciar a confraternização da categoria, familiares e amigos.

Os sindicatos dos bancários em todo o Brasil realizaram comemorações festivas para celebrar a data. Na festa promovida pelo SEEB/CE, ocorrida no Alice´s Buffet, na última quinta-feira, dia 28/8, o público dançou ao som de músicas animadas pela banda Flashback e pelo forró do grupo Chá de Boldo.

História – Em 28 de agosto de 1951, o Sindicato dos Bancários de São Paulo realizou uma histórica assembléia que deflagrou uma greve de 69 dias. O movimento foi duramente reprimido pela polícia e, ao final, a categoria conquistou 31% de reajuste salarial, colocou em xeque a então lei de greve do governo Dutra e provocou, posteriormente, a criação do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Sócio-Econômicos (Dieese). Desde então, o dia 28 de agosto ficou conhecido como o Dia do Bancário.