Sindicato/Contraf-CUT mobilizam funcionários do BNB e obtêm avanços no acordo da PLR e defesa do Banco

23

      


As mobilizações realizadas pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, sob a coordenação da Contraf-CUT, desde o mês de março do corrente ano, garantiram aos trabalhadores do BNB avanços na proposta de acordo da PLR referente ao exercício de 2011. Paralisação de uma hora nas agências da grande Fortaleza e grandes manifestações no Centro Administrativo do Banco, no Passaré, enfatizaram também a necessidade de os funcionários e o SEEB/CE manterem-se vigilantes quanto à defesa e o fortalecimento da Instituição.


Os protestos resultaram na elevação de 9% para 11% do percentual de lucro líquido auferido pela Empresa no exercício de 2011 a ser distribuído com os trabalhadores a título de PLR. Motivaram também a tomada de algumas providências por parte da direção do Banco no sentido de conferir maior transparência nos processos de comissionamentos que, agora, segundo a área de Desenvolvimento Humano, se darão somente por concorrência, seja qual for o nível de função, isto é, de Superintendente a Caixa Executivo.


Com a elevação de 2% do lucro líquido no percentual de PLR, cada funcionário deverá receber, de forma linear, valor em torno de R$ 1.500,00, em vez dos cerca de R$ 500,00 anteriormente previstos.


O avanço conquistado mostra que o Sindicato deve continuar cobrando melhores resultados da Instituição e os devidos esclarecimentos sobre as ações que devem estar sendo implementadas pela Direção do Banco, visando sua defesa e fortalecimento.