Sindicato debate questões pendentes nas negociações e cobra PLR

54

Para dar continuidade à série de reuniões com os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o Sindicato dos Bancários do Ceará visitou, na segunda-feira, dia 27/2, a unidade Fortaleza Centro e debateu sobre questões gerais do funcionalismo benebeano.


O objetivo das reuniões é atualizar os funcionários sobre as principais reivindicações ainda pendentes nas mesas de negociação. Foram abordadas questões relacionadas à isonomia, Camed, Capef, terceirização, passivas trabalhistas dentre outras.


Sobre a luta pela isonomia, o Sindicato pretende entrar na Justiça com uma ação coletiva para todos os bancários. A defesa é pela igualdade de tratamento em relação a benefícios, como a licença-prêmio para funcionários admitidos a partir de 2000, com mais de 30 anos de banco que não tem mais direito ao beneficício.Anuênio, folgas e auxilio material escolar também estão sendo reivindicados pelo Sindicato para os novos bancários.


Os funcionários destacaram o problema de “sufocamento” das agências, que desfavorece a situação de trabalho, e apontaram a necessidade de adequar melhor a estrutura do funcionalismo, distribuindo melhor os concursados. Sobre a Camed, o Sindicato informou que o equilíbrio financeiro da Caixa de Assistência é necessário, mas sem onerar ainda mais os funcionários.


Quanto às denúncias de possíveis irregularidades na contabilidade do Banco, o Sindicato explica que não aceita o não pagamento da PLR e vai continuar cobrando explicações sobre as irregularidades.


“Isso é a ponta do iceberg de uma questão muito séria. As justificativas do banco não convencem. Nós vamos até as últimas consequências. Além de sindicalistas precisamos ser cidadãos vigilantes do patrimônio público”, disse Tomaz de Aquino, diretor do Sindicato e coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB.


As reuniões devem continuar e acontecem também em agências do interior do Estado, onde já foram visitados os municípios de Canindé, Boa Viagem e Tauá.