Sindicato dos Bancários 73 anos de lutas e conquistas

94

Setenta e três anos de luta em defesa da nossa categoria. Se o momento é festivo, é também de reflexão sobre a importância do sindicalismo para concretizar as conquistas dos bancários. Nessa reflexão, os bancários devem levar em conta sua capacidade de lutar e de resistir às agressões do patronato.

Ao longo dos seus 73 Anos, o Sindicato dos Bancários do Ceará passou por grandes desafios. Bancários do setor público e privado se uniram em torno da entidade em busca de melhores condições de trabalho garantia de emprego e aumento real de salário, sem esquecer a melhoria da qualidade do atendimento a clientes e usuários dos bancos.

O nosso Sindicato esteve presente e atuante nas principais bandeiras de lutas da categoria, como também nas grandes lutas de transformação democrática de nosso País, como: o Estado Novo de Getúlio Vargas, a Ditatura Militar, as Diretas Já, O impeachment de Color, Contra as demissões do governo FHC e pela eleição do Presidente Lula, sempre com o objetivo de buscar melhorias para a categoria e para o povo brasileiro.

O Sindicato sempre esteve à frente das denúncias contra a irresponsabilidade social dos banqueiros para com a sociedade, fazendo contraste entre os altos lucros dos bancos e o atendimento precário que presta aos clientes.

Uma das preocupações da entidade é com nossa atuação política junto a sociedade, tendo como principal exemplo as caravanas contra as privatizações dos bancos públicos e as estatais, denunciando em 132 municípios do Ceará, através de atos públicos, a intenção de FHC de vender o nosso patrimônio.

O Sindicato dos Bancários do Ceará é uma referência na história do sindicalismo nacional, sempre trilhando sua trajetória dentro dos princípios da democracia e igualdade de direitos.