Sindicato dos Bancários lança campanha de mobilização pelo combate à dengue

72

O Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE), em parceira com a Secretaria de Saúde do Município lançam no próximo dia 14/4 (segunda-feira), uma campanha de combate a dengue, com um café da manhã às 8h30, na sede do Sindicato (Rua 24 de maio, 1289, Centro). A idéia da campanha é congregar o maior número possível de companheiros do movimento sindical, social e popular, para atuarem como multiplicadores de informações de combate à dengue. O Sindicato dos Bancários e Secretária de Saúde convocam os companheiros a atuarem como agentes no combate ao mosquito Aedes aegypti.


Afirma o presidente do SEEB/CE, Marcos Saraiva que este é o momento de unir forças: “estamos preocupados com o aumento de casos da doença na cidade”. E lembra, “a responsabilidade é de todos no combate à dengue, e que o Sindicato se engaja nessa luta em parceria com a Secretaria de Saúde do Município por entender que essa é uma luta de todos”.


NO PAÍS E NO CEARÁ – O País já registrou aumento de 200 mil casos esse ano, em relação ao mesmo período do ano passado. No Ceará, foram 38.479 notificações, sendo 284 ocorrências na forma hemorrágica e 10 óbitos. O maior número de casos foi encontrado em Fortaleza (14.552).


De acordo com o último balanço da doença, no Brasil inteiro já foram notificados 536.519 casos de dengue entre os meses de janeiro e novembro de 2007. Destes, 1.275 foram de casos de Febre Hemorrágica de Dengue (FHD), com 136 óbitos. Na Região Norte, os registros chegaram a 46.012 casos de dengue, dos quais 140 ocorrências de FHD com 14 óbitos.


“Precisamos da colaboração de todos, atuando junto a sua comunidade, esclarecendo sobre a dengue e como prevení-la, especialmente orientando quanto às medidas de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.”, completa Marcos Saraiva.

SERVIÇO: Café da manhã para lançamento da Campanha de Combate à Dengue

Dia 14 de abril, às 8h30 – na sede do Sindicato dos Bancários (Rua 24 de Maio, 1289, Centro)

ALGUMAS DICAS SOBRE DENGUE

COMO SE PEGA DENGUE?

A Dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ele é muito pequeno, mas fácil de identificar pelos seus hábitos.

COMO É O MOSQUITO?

É escuro e rajado de branco. É menor que um pernilongo comum. Pica durante o dia e se desenvolve em água parada e limpa

SINTOMAS DE DENGUE:
Dor de cabeça; dor nos olhos; febre alta muitas vezes (passando de 40 graus); dor nos músculos e nas juntas; manchas avermelhadas por todo o corpo; falta de apetite; fraqueza; em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.

TRATAMENTO

A pessoa com Dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre, mas sempre com indicação do médico. A pessoa não pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como, por exemplo, a aspirina e o AAS.

COMO EVITAR A DOENÇA?

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desenvolvimento dele). Ou seja: não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como: garrafas; pneus; pratos de vasos de plantas e xaxim; bacias; copinhos descartáveis. Também não se esqueça de tapar: caixas d’água; cisternas; tambores; poços; outros depósitos de água.

MAIS DICAS
Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou uma bucha para eliminar completamente os ovos dos mosquitos. Uma boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos. Limpe as calhas e as lajes das casas. Lave bebedouros de aves e animais com uma escova ou bucha; e troque a água pelo menos uma vez por semana.

Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo. Jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafas, latas e tudo o que acumula água. Mas atenção: o lixo deve ficar o tempo todo fechado.