Sindicato e AABNB lançam campanha pelo cumprimento da decisão judicial

65

  

O Sindicato dos Bancários do Ceará e a Associação dos Aposentados do BNB (AABNB) realizaram na terça-feira, 5/6, no Meridional Center, o lançamento da Campanha “Cumprimento da Ação de Equiparação, Já!”. Na ocasião, estiveram presentes cerca de 190 beneficiários aposentados, que puderam ter mais detalhes da ação que tramita na Justiça há mais de 20 anos.


A plenária foi mais um passo de uma série de ações para intensificar a luta pelo cumprimento do Processo 1730/91, que trata sobre a equiparação das comissões do BNB ao BB. Diante da letargia do Banco em fazer valer a decisão da Justiça e de não apresentar propostas dignas para os funcionários, o Sindicato e a AABNB decidiram avançar na luta, levando o problema ao conhecimento público através de uma campanha de mídia.


“É uma mobilização política para voltar com força total no campo jurídico. A ação está quase completando suas bodas de prata, mas esperamos resolvê-la antes disso. Iremos às agências, às ruas, a todos os meios de comunicação para tornar público o desrespeito do Banco perante a Justiça e os funcionários”, afirma Tomaz de Aquino, Diretor do SEEB/CE e Coordenador da CNFBNB.


“Queremos sensibilizar o público interno do Banco e a opinião pública para o tempo de espera e para a idade avançada de grande parte dos beneficiários. E, dessa forma, pressionar a direção do BNB para apresentar uma proposta aceitável para acordo”, diz Sousa Junior, assessor técnico do SEEB/CE e coordenador de mídia da Campanha, ao apresentar as estratégias de comunicação.


Carlos Chagas, assessor jurídico do Sindicato, destacou a importância dos beneficiários entenderem a ação e acompanharem os trâmites do processo. “Quanto mais tivermos esclarecimentos, melhor. O maior desafio que temos em um processo como esse, com números superlativos, é fazer com que as pessoas entendam todo o histórico do processo judicial. Se houver dúvidas, é procurar o Sindicato para remarmos juntos nessa ação coletiva”, afirmou.

Manifestação – No próximo dia 14/6, o Sindicato dos Bancários do Ceará realizará na Praça Jáder Colares, no Passaré, uma manifestação para marcar o ajuizamento da Ação de Isonomia, envolvendo a reivindicação de vários direitos e benefícios para funcionários dos bancos federais. No BNB, a ação inclui benefícios como licença-prêmio, anuênios, promoção, auxílio material escolar, folgas, empréstimo de férias.