Sindicato e Banco do Brasil discutem questões locais do funcionalismo

58

O Sindicato dos Bancários do Ceará esteve reunido na última terça-feira, dia 15/2, com a Gepes/Fortaleza e a Super/BB para negociar algumas questões referentes ao funcionalismo do Banco do Brasil no Ceará. Essa foi a terceira reunião do Fórum Sindical com o BB. Na pauta, as condições físicas das agências, especialmente no interior; o rodízio de gerentes, comissionamento e a situação da agência de Banabuiú, que fechou para o público externo após sucessivos ataques de assaltantes.


Quanto à situação física das unidades do Interior, em especial as agências de Meruoca, Paraipaba e Saboeiro, o BB informou estar buscando as soluções para melhorar as condições de atendimento à população. No caso de Saboeiro, o banco já encontrou um prédio que cumpre todas as exigências físicas e legais e já deve iniciar a reforma em breve. Quanto às unidades de Meruoca e Paraipaba, o BB ainda está à procura de um prédio.


O Sindicato recebeu e apresentou denúncias de perseguições e irregularidades no rodízio de gerentes, com inobservâncias sobre o programa de formação gerencial, ascensão profissional e certificações. O banco informou que todos os impactados pelo rodízio foram previamente analisados e seguiram premissas relacionadas a critérios de segurança, tempo na agência e negócios. “O SEEB/CE informa que está atento às denúncias e orienta que sejam sempre encaminhadas para avaliação da ouvidoria do banco, que é a porta de entrada do Comitê de Ética. É para isso que ele foi criado e temos que cobrar o seu pronto funcionamento nessas questões”, analisa o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra.
BANABUIÚ – A unidade encontra-se hoje fechada ao público externo desde o último assalto em 27/10. Somente em 2010, a agência foi alvo de três ataques de assaltantes, o que ocasionou essa medida drástica. Entretanto, a unidade deve reabrir em breve para atendimento à população. Será feita a transferência da agência para outro local com ampliação e reforma física.

SALDO POSITIVO – A boa notícia da reunião foi a confirmação da abertura de 14 novas agências do Banco do Brasil no Ceará e transformação de 20 dos 36 Postos de Autoatendimento (PAA’s) em agências. Além disso serão criados 143 novos postos de caixa executivos. “Isso é resultado de inúmeras negociações que fizemos nas campanhas salariais dos últimos dois anos e é uma conquista muito importante para todos, funcionários e clientes”, ressalta o diretor do SEEB/CE, Bosco Mota.