Sindicato e Contraf obtêm conquistas e apresentam novas reivindicações

48


Mais atenção à prevenção da saúde ocupacional, ampliação do direito à lateralidade na ocupação de funções comissionadas, implantação imediata do plano de reforma e manutenção de equipamentos e instalação de comissão paritária para definir as regras da eleição do Conselheiro de Administração Representante dos Funcionários (CAREF).


Foram esses os avanços conseguidos no dia 10/6, durante a mesa de negociação permanente mantida entre a Contraf-CUT e a direção do Banco do Nordeste do Brasil, com a participação do Sindicato dos Bancários do Ceará, Federações de bancários e demais Sindicatos que integram a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB.


As conquistas são fruto de reivindicações apresentadas pelas entidades sindicais em reuniões anteriores e revelam o poder de mobilização e negociação da Contraf-CUT e Sindicatos perante a direção da Empresa. As demandas apresentadas e conquistadas na mesa de negociação refletem anseios e desejos dos trabalhadores.


O Sindicato dos Bancários do Ceará reiterou durante a reunião a necessidade de o Banco corrigir uma injustiça que se arrasta há anos. Trata-se da prática de investidura na função de Caixa, artifício utilizado para reduzir custos, uma vez que a investidura só garante a remuneração da função nos dias efetivamente trabalhados. O SEEB/CE reivindica a imediata efetivação na função de Caixa de todos os colegas atualmente investidos. O Banco ficou de responder na próxima negociação.


Outra reivindicação apresentada na mesa de negociação foi o nivelamento dos valores das funções de Analista da CENOP, CRO e Controles Internos pelo maior valor, tendo em vista a centralização de todas essas áreas em único espaço organizacional, conforme preconiza o processo de reestruturação vigente. A Diretoria do BNB também ficou de se posicionar sobre o assunto na reunião de negociação agendada para o próximo mês de julho.


Conquistas – Ao anunciar a criação da Central de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida, o Banco gera a expectativa junto às entidades sindicais e seus associados de efetivamente passar a trabalhar com a prevenção das doenças ocupacionais, preocupação reiteradamente apresentada em mesa pelas representações dos trabalhadores que entendem ser necessária a atuação da Central em todas as Superintendências do Banco, através de núcleos de atenção à saúde ocupacional.


A correção de uma das distorções verificadas no processo de reestruturação em vigor no Banco foi anunciada também pela Direção da Empresa ao ampliar a chamada lateralidade para todos os níveis de função e não apenas para as comissões de Superintendente e Gerente de Ambiente, como ocorria até então. Pela lateralidade, o ocupante de função comissionada que vier a perder ou ter sua função rebaixada poderá, no prazo de até um ano, voltar a ocupar espaço funcional igual ou equivalente, sem a necessidade de passar por concorrência.


As agências e demais unidades do Banco que apresentaram funcionamento precário, relacionado à pane no sistema de refrigeração, estrutura física desgastada e outros pequenos problemas da alçada do gestor principal deverão ter essas questões pontuais resolvidas até o dia 18 de Julho de 2013. Foi o que assegurou o Banco na mesa de negociação, após o relato de ocorrências de diversos problemas detectados pelos Sindicatos.


Por fim, ficou acertado entre a Contraf/Sindicatos e o Banco a constituição de comissão paritária formada por seis membros para definir as regras e o calendário da eleição do Conselheiro de Administração Representante dos Funcionários (CAREF). O objetivo das entidades sindicais é participar do processo para garantir transparência e democracia na escolha desse importante instrumento de gestão dos bancos estatais federais.


Para o diretor do SEEB/CE e Coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, Tomaz de Aquino, as conquistas na mesa permanente de negociação não chegam por concessão pura e simples do Banco. São frutos do profissionalismo e da seriedade das entidades no trato das questões de direito e de interesse do funcionalismo. Revela ainda o reconhecimento da Direção do Banco no tocante à representatividade e poder de organização e mobilização dos Sindicatos junto às suas respectivas bases de associados.