Sindicato encerra cursos de qualificação

78

O Projeto Juventude, Trabalho e Cidadania: o Sindicato e a sociedade efetivando relações, financiado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), encerrou suas atividades no último dia 29/12, contando com a presença de participantes e educadores, além das entidades parceiras e diretores da entidade. O Projeto foi responsável pela oferta de cursos de qualificação social e profissional para pessoas de baixa renda.


Ao todo foram quatro turmas implementadas, envolvendo 80 pessoas, para os cursos de Informática Básica (Itapipoca), Informática Avançada e Inglês Básico (Fortaleza). Um dos maiores desafios e também a maior vitória do Projeto, foi a interiorização das ações, com oferta de cursos para habitantes de outros municípios, o que só foi possível através de uma ampla rede de parcerias firmadas.

/arquivos/Image/tribuna_bancaria/TB_1011/DSC02780-ITAPIPOCA_.jpgO Sindicato dos Bancários agradece, portanto, o Instituto Negra do Ceará, o Projeto Casa Brasil, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapipoca (SINDSEP), Escola Cenecista Pio XII, Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE), ENCINE e Universidade Federal do Ceará (UFC) pelas parcerias que tornaram possível a realização dos cursos.


A integração das turmas foi, certamente, um dos momentos mais importantes, pois possibilitou perceber com clareza a dimensão da efetividade social do projeto. Quando se viu, por exemplo, um jovem trabalhador valorizar a oportunidade de conhecer de perto o sentido e a história do movimento dos trabalhadores e, a partir de então, refletir sobre as possibilidades de transformação da sociedade, para além da empregabilidade.