Sindicato ganha na Justiça restituição de função para bancário do Banco do Brasil

71

O Sindicato dos Bancários do Ceará ajuizou uma ação contra o Banco do Brasil exigindo a restituição de função de um funcionário da agência Estilo Montese, em Fortaleza. A Justiça deu sentença favorável a ação do Sindicato e mandou que fosse restabelecido o adicional de função que foi suprimido.


O bancário Osvaldo Olimpio Bezerra entrou no BB em 1983 e exerceu diversas funções até 2010, ano em que entrou na Justiça, através do Sindicato, por ter sido destituído do cargo de gerente de negócios. O processo desrespeitou o Acordo Coletivo que estabelece o mínimo de três avaliações insuficientes ininterruptas para justificar uma destituição. O funcionário não havia recebido nenhuma avaliação negativa.


Em busca de justificar o processo de destituição, o banco ainda orientou vários gerentes para tentar provar a insuficiência de Osvaldo, mas não conseguiu. A destituição da função aconteceu em 15/8 de 2010 e a sentença foi assinada no dia 26/5 de 2011 pelo juiz da 3ª Vara do Trabalho de Fortaleza, Sinézio Bernardo de Oliveira, e ainda cabe recurso.


“Esse processo de destituição foi totalmente anti-ético. Então, ganhamos por uma questão de justiça e pela ética. A Justiça entendeu isso”, comemora Osvaldo. O Sindicato dos Bancários está à disposição dos funcionários que perderam suas funções ou qualquer outra demanda contra seus direitos. O horário de atendimento dos advogados do Departamento Jurídico é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h.