Sindicato instala Plantão Psicológico para atender bancários

46


Com a demanda crescente de trabalhadores que procuram apoio no Sindicato dos Bancários do Ceará, visando solução para problemas de ordem psicológica, a entidade criou o projeto experimental Plantão Psicológico, já com funcionamento a partir do próximo dia 31/10. Esse plantão será semanal, às quintas-feiras, das 14 às 18 horas, na sede do Sindicato.


A ideia do Plantão Psicológico é dar uma resposta positiva a essa demanda da categoria e a proposta é ser um serviço de Atenção Psicossocial dos Bancários para acolher o trabalhador no exato momento de sua necessidade, não sendo um tratamento, mas um acolhimento, uma orientação emergencial. Justifica-se esse serviço criado pelo Sindicato pelas transformações do cenário mundial e suas expressões no mundo do trabalho, a reestruturação produtiva, novas formas de gestão, que contribuem para o crescimento do sofrimento mental e psicológico de modo geral.


O Plantão Psicológico terá a psicóloga Dra. Margareth Oliveira. Os interessados nesse serviço poderão procurá-lo sem necessidade de agendamento inicial, mas com agendamento para consultas posteriores. Todo bancário que procurar o serviço do Plantão Psicológico terá um espaço reservado e sigiloso, conforme preceitua o código de ética que garante o sigilo profissional.


Segundo o diretor da Secretaria de Saúde do SEEB/CE, Eugênio Silva, “o enfoque do Plantão Psicológico é a preocupação do Sindicato com o aumento das doenças relacionadas ao trabalho, como estresse, a fadiga física e mental, depressão e outras manifestações de sofrimento, como assédio moral e outras condutas abusivas do ambiente organizacional. O papel do Sindicato é auxiliar na promoção de saúde do bancário”.


Grupo de Apoio à Saúde dos Bancários – No dia 24/10, o Grupo de Apoio à Saúde dos Bancários – GASB, fará sua reunião mensal, a partir das 19 horas, na sede do Sindicato (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro). A psicóloga do Plantão Psicológico participará também das reuniões mensais do GASB, um espaço coletivo de escuta e expressão, criado pelo Sindicato para promover reflexões sobre as dificuldades relativas ao contexto do trabalho, em busca de superação das adversidades. O espaço é de reflexão, de diálogo, de troca de experiências e aprendizados voltados para a promoção da saúde do trabalhador. O GASB tem a participação do representante do Sindicato, Eugênio Silva e da psicóloga Margareth Oliveira, visando promover um ambiente de escuta para bancários em situação de sofrimento psíquico, compartilhando experiências, visando à saúde coletiva. As reuniões contam ainda com a participação da psicóloga representante do Laboratório de Estudos do Trabalho da Unifor, Dra. Marselle Fernandes.