Sindicato lança campanha de conscientização sobre importância dos bancos públicos

64


Uma campanha de conscientização foi lançada pelo Sindicato dos Bancários do Ceará no dia 1º/9, pedindo apoio da população para que entenda a importância dos bancos públicos. Houve panfletagem nas agências mostrando o que o governo federal está patrocinando nos bancos estatais: “Agências lotadas! Filas enormes esperando atendimento! A culpa não é do bancário! A culpa é do governo Temer, que não contrata mais funcionários e está sucateando os bancos públicos!”.


Este é um visível desmonte dos bancos públicos. Enquanto o banco faz com que o cliente procure usar os aplicativos, tira de dentro das agências os clientes que tem rentabilidade, tira também um profissional para atender a população em geral.


O Sindicato busca conscientizar sobre a importância de um banco público forte que viabiliza politicas públicas.


Privatização é ameaça – Vale ressaltar que não é só o emprego do bancário que está em risco, estão em risco as políticas do governo voltadas para as pessoas mais carentes, como financiamento de moradia popular, financiamento escolar, financiamento para micro e pequeno empreendedor, para os agricultores familiares e a gestão do FGTS, que não interessam aos bancos privados, mas que são se suma importância para a população mais carentes. Esta sim é que está sendo abandonada pelos bancos públicos.


“Temos que botar a culpa em quem tem culpa. O que estamos dizendo nessa campanha de conscientização é que a culpa pelo atendimento precário não é do bancário. A culpa é do patrão. E no caso dos bancos públicos, o patrão é o governo federal”
Jannayna Lima, diretora do Sindicato e funcionária do Banco do Brasil