Sindicato lança Campanha para ajudar desabrigados das enchentes

18

As intensas chuvas que caíram no território cearense nas últimas semanas deixaram mais de 40 mil famílias do interior do Estado sem casa, alimentos, roupas e remédios. Com a intenção de reverter essa situação calamitosa, o Sindicato dos Bancários do Ceará tomou a iniciativa e lançou a “Campanha de arrecadação de donativos para os desabrigados das enchentes no Estado”, durante café da manhã realizado em sua sede na quinta-feira, 14/5.


Estiveram presentes ao evento representantes de diferentes associações, entidades e centrais sindicais cearenses, como CUT, CTB, Apeoc (Sindicato dos Professores do Estado), Mova-se (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual) e ACEA (Associação Cearense dos Economiários Aposentados). De acordo com o presidente do SEEB/CE, Marcos Saraiva, a intenção é mobilizar estas e outras instituições em favor dessa nobre causa. “O nosso objetivo é que todos se engajem nessa luta, que é trabalhar em prol dos desabrigados”, afirmou.


Na ocasião, o presidente da ACEA, Vitor Aurélio, prometeu empenho na Campanha e elogiou a ação do Sindicato dos Bancários. “A Associação já estava arrecadando donativos, mas, depois do convite do presidente Marcos Saraiva, passaremos a nos engajar com o Sindicato e repassá-los as doações. Essa atitude é nossa obrigação como cidadão e como cearense”, destacou.


Já o tesoureiro da CUT/CE, Wil Pereira, garantiu que a Central fará uma grande disseminação da luta. “Cabe a CUT, agora, chamar todos os 270 sindicatos filiados de todo o Estado, para que nós possamos fazer uma campanha em nível regional”.

Definindo como “magnífico” o gesto do SEEB/CE, o representante da executiva do PT, Antônio Ibiapina da Silva, afirmou que é preciso também que a população cobre dos órgãos públicos medidas mais eficazes para essas regiões de risco.


Além de montar postos de arrecadação em vários bancos e em sua sede, o Sindicato dos Bancários do Ceará organizará eventualmente verdadeiros “arrastões da solidariedade” pelos mais diversos bairros de Fortaleza. Já neste sábado, 16/5, a entidade montou uma tenda na Praça da Igreja Redonda, na Parquelândia, com a finalidade de integrar a população local nesse movimento. Os interessados podem doar alimentos, remédios, redes e roupas para os desabrigados.