Sindicato lança Coletivo Cultural e espera ampla participação da sociedade

72


     


Na noite da sexta-feira 23/11, aconteceu o lançamento do Coletivo Cultural do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE). Os convidados contaram com uma festa regada à música e coquetel, realizada na sede da entidade. O coletivo foi idealizado para ser mais um instrumento de mobilização dos bancários e de incentivo à cultura local.


“Na nossa categoria de bancários, existe uma demanda por esse instrumento de mobilização e de humanização. Porque nosso trabalho é muito desgastante e o acesso à Arte e à Cultura é um direito do cidadão, é uma necessidade social. Achamos importante ter um instrumento poderoso de educação, de formação da pessoa, do ser humano”, afirma a diretora Rita Ferreira.

A intenção do Coletivo é ajudar na ampliação de espaços dedicados ao tema e promovê-los não somente entre o público bancário como para toda a comunidade. “Não será uma coisa fechada. O coletivo é amplo, quer a participação de todas as pessoas que se interessam por cultura”, completa a diretora.


Tomaz de Aquino, também diretor do Sindicato e atual secretário de Cultura da entidade, destaca a importância da Cultura como meio de unir as pessoas. “Nesse mundo de individualismo, nós precisamos lutar para ter irmandade e fraternidade. A intenção do Coletivo é se reunir para lançar projetos inovadores e ousados que agreguem novas ideias, saiam da mesmice e contribuam para a Cultura do Estado”, diz.


O Coletivo – A coordenação do grupo é composta por cinco integrantes: três diretores do Sindicato (Tomaz de Aquino, Rita Ferreira e Marcos Francelino) e duas pessoas externas (o maestro do Coral do Sindicato, Rogério Jales, e o jornalista Nelson Augusto). Para participar do Coletivo, o único pré-requisito é ter interesse no tema, independente de ser bancário ou não. Como o nome já diz, tudo será pensado e discutido coletivamente; assim, a coordenação apenas será responsável por trabalhar as diretrizes e operações. O primeiro encontro, ainda sem data definida, reunirá os interessados para troca de ideias e para dar início ao primeiro projeto.