Sindicato mostra resultados da pesquisa sobre assédio moral dia 19/6

61

A Secretaria de Saúde do Sindicato dos Bancários do Ceará concluiu a pesquisa sobre assédio moral, coordenada pelas doutoras Regina Maciel e Rose Cavalcanti. O estudo, que foi realizado durante dois meses, traça o perfil do assédio moral sofrido pelos bancários do Ceará, já que a pesquisa abrangeu tanto a Capital quanto o Interior do Estado. Os resultados serão apresentados aos bancários no dia 19/6, às 19h, na sede do Sindicato (Rua 24 de Maio, 1289, Centro).


Ao todo, participaram do estudo 921 bancários, sendo 789 de bancos públicos e 132 de bancos privados. O Bradesco, de forma autoritária, impediu a participação de seus funcionários. Dos participantes do estudo, 14,9% afirmaram já ter sofrido algum tipo de assédio moral. O tipo de assédio mais citado foi o de cumprimento de uma carga excessiva de trabalho.


O assédio moral é uma constante nas relações trabalhistas, principalmente por parte de pessoas que ocupam cargos superiores. Segundo Regina Maciel, “o fenômeno se traduz pela exposição repetitiva e prolongada a situações humilhantes e constrangedoras dos trabalhadores no desempenho de suas funções, gerando sofrimento psíquico e degradação do ambiente de trabalho”.


Os homens apresentaram uma freqüência maior de relatos de situações constrangedoras do que as mulheres. No entanto, homossexuais, bissexuais e transgêneros são as maiores vítimas.