Sindicato orienta voto na Chapa 3 ? Unidade na PREVI

52

Começou no dia 17/5 a eleição para renovar as diretorias de Planejamento e de Seguridade e parte dos conselhos Deliberativo e Fiscal e dos conselhos consultivos dos dois planos de benefícios dos bancários do BB (Plano 1 e Previ Futuro). Duas chapas concorrem ao pleito, a Chapa 1 – Nova Previ e a Chapa 3 – Unidade na Previ. O período para votar vai até o próximo dia 27 e o Sindicato dos Bancários do Ceará orienta e apoia o voto na Chapa 3 – Unidade na Previ.


O Sindicato apoia a Chapa 3 – Unidade da Previ, por representar a unidade. A Chapa 3 é formada por uma ampla aliança das principais entidades do funcionalismo do BB, entre elas 196 sindicatos de bancários, as duas maiores associações de aposentados (AAFBB e AFABB) e a Anabb. Integram a chapa cinco dirigentes de sindicatos filiados à Contraf-CUT: Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Pernambuco, São Paulo e Porto Alegre.


“A Previ administra o maior fundo de pensão da América Latina e devemos cuidar de escolher bem quem vai administrar esse patrimônio, que é o futuro dos funcionários do BB. Temos que eleger pessoas que estejam comprometidas com melhor para o funcionalismo. Por isso recomendamos o voto na Chapa 3 – Unidade na Previ, para não acontecer o que houve no passado de ter gente na gestão que geriu mal o nosso patrimônio. Tem muita gente aventureira fazendo proposta não factível com a realidade. Tem proposta, inclusive, que pode prejudicar o trabalhador. Temos que ter cuidado em quem votar. Devemos votar em quem conhece a Previ”, aconselha o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra.


O diretor do Sindicato dos Bancários e funcionário do BB, Bosco Mota, destaca a Chapa 3 por sua resentatividade. “A Chapa 3 tem os companheiros mais preparados para administrar a Previ e dar continuidade a esse modelo de gestão que é um exemplo para os fundos de pensão de todos os trabalhadores”, afirmou.

VOTE EM QUEM CONHECE A PREVI – A Chapa 3 – Unidade na Previ defende pautas importantes para os associados e os brasileiros, como um todo, tais como o fim do fator previdenciário e a manutenção de conquistas históricas do funcionalismo do BB, como a Parcela Previ (PP) e a continuidade dos dois planos da Previ (Plano 1 e Previ Futuro).


Com o fim do fator previdenciário e o aumento dos benefícios pagos pelo INSS, a manutenção da PP vai garantir ao associado que seu complemento não seja reduzido, pois o mesmo valor da PP (R$ 1.830,00) será subtraído da média dos 36 últimos salários, e não do novo benefício do INSS. Como a previdência pública pagará benefícios maiores, os complementos da Previ seriam reduzidos caso a PP fosse extinta.


Além disso, entre cálculos e projeções realizadas pelos membros da Chapa 3, ficou comprovado que a unificação dos dois planos só viria a prejudicar vários associados, principalmente quem entrou no banco depois de 1998, reduzindo o valor de suas aposentadorias. Quem conhece, realmente, a Previ, quer manter e alcançar novos direitos e não extinguir conquistas históricas.


Para conhecer melhor os compromissos, propostas, assim como os integrantes da Chapa 3, acesse o site: www.unidadenaprevi.com.br.

Fim do fator previdenciário beneficiará associados


No dia 4 de maio os trabalhadores comemoraram a extinção do fator previdenciário pela Câmara dos Deputados. O fator reduz drasticamente o valor dos benefícios do INSS e sua extinção provocará o aumento das aposentadorias a serem concedidas pela Previdência Pública.


A extinção do FP beneficiará duplamente os associados do Plano 1. Os complementos de aposentadoria são dados pela diferença entre a média dos 36 últimos salários de participação e o valor da Parcela Previ (R$ 1.830), e não pela diferença entre a citada média e o valor do benefício do INSS.


O pessoal da outra chapa quer extinguir a Parcela Previ e calcular o benefício pela diferença entre a média e o valor do INSS. Como desconhecem a Previ, eles defendem proposta que prejudicará milhares de associados. Veja o impacto nos benefícios de uma mulher que se aposente aos 51 anos de idade e 30 de contribuição:

COMO VOTAR – Os associados da ativa votam pelo Sisbb. Os aposentados pelo 0800-729-0808, com a senha de seis dígitos para acessar o Auto-atendimento do site da Previ.