Sindicato participa da 1ª audiência pela volta do sistema ponto a ponto

43


Na segunda-feira, dia 17/2, aconteceu a primeira audiência da ação ajuizada pelo Sindicato dos Bancários do Ceará pelo restabelecimento do sistema ponto a ponto no BNB. Trata-se de transporte coletivo dos funcionários do Banco do Nordeste do Brasil, que teve seu fim decretado no dia 1º/8/2013, após cerca de 20 anos ativo. A audiência foi remarcada pela juíza da 11ª Vara do Trabalho de Fortaleza para o dia 18 de junho, para que o Ministério Público do Trabalho seja também notificado.


Após várias tentativas de negociação feitas pela diretoria do Sindicato, para fazer retornar o sistema ponto a ponto e, diante de várias negativas, o SEEB/CE ajuizou uma ação coletiva na Justiça do Trabalho pleiteando o retorno do direito adquirido. “Nossa batalha judicial vai continuar e esperamos que o BNB retorne o sistema ou apresente uma alternativa que não onere os trabalhadores”, disse a dirigente sindical Carmen Araújo, que participou da 1ª audiência.


Segundo Carmen, independente da ação, o Sindicato vai continuar buscando abrir um canal de diálogo com a direção do BNB, objetivando a reativação do sistema com um novo modelo que abranja um número maior de funcionários, inclusive com ampliação de rotas. Para ela, a justificativa da redução de despesas dada pelo Banco para o fim do ponto a ponto não convenceu.


==========

É lamentável que a direção do BNB não ofereça um sistema de transporte coletivo de qualidade aos seus funcionários, contribuindo assim com a redução dos engarrafamentos e com o meio ambiente”
Carmen Araújo, diretora do Sindicato dos Bancários do Ceará e funcionária do BNB