Sindicato promove debate sobre “A classe trabalhadora e as transformações no mundo do trabalho”

97

Dentro do Grupo de Estudos Sócio-Políticos, o Sindicato dos Bancários promoveu debate no dia 8/5, que teve como tema A Classe Trabalhadora e as Transformações no Mundo do Trabalho, com a colaboração da Professora-doutora Neyára Araújo. A organização foi da Secretaria de Formação Sindical. Nesta atividade, a Profª realizou uma arqueologia da formação da sociedade e do estado brasileiro, por meio de um apanhado histórico, desde os idos de 1500 aos dias atuais.


Neyára Araújo trouxe à tona, além das diversas categorias analíticas – como as de classe, trabalho, valor etc. – e autores – Thompson, Kant, Aristóteles, entre outros –, as novas possibilidades históricas para a atuação do movimento dos trabalhadores, enfatizando a economia solidária e a importância da Agência de Desenvolvimento Solidário da CUT.


Neste sentido, ela afirmou que “com conceitos adequados, experiência e boa vontade, poderemos mudar o rumo da história. E devemos alimentar as utopias, reconhecendo que o possível é mais rico do que o real, como bem nos ensinou Aristóteles”, concluiu.