Sindicato protesta contra redução do número de caixas na CEF

78

Para protestar contra a postura da Caixa Econômica Federal de reduzir o número de seus caixas nas agências, o Sindicato dos Bancários do Ceará promoveu uma manifestação na agência Praça do Ferreira, na quinta-feira, dia 19/1. A intenção da Caixa é desviar o atendimento via caixas-executivos para o auto-atendimento ou serviços de casas loterias. O ato contou com a presença de diretores do Sindicato, banda de música e emboladores.

Durante o protesto, o presidente do Sindicato, Marcos Saraiva, disse, dentro da agência – “não vamos aceitar essa postura, uma vez que prejudica não só os trabalhadores bancários, como piora o atendimento à população”. Denunciou, ainda, que “isso é o retorno de uma política nefasta, que deve ser banida numa gestão democrática”.

O protesto reforça a reação contrária dos bancários cearenses à atitude da Caixa de dar um golpe em seus empregados e em toda a sociedade ao tentar implantar um sistema que debilita cada vez mais o atendimento aos clientes. A Caixa, de forma unilateral, anunciou a criação dos caixas de ponto-de-venda (Caixa PV), contrariando o acordo para criação de 7.600 vagas para caixas executivos, negociados durante a Campanha Salarial de 2005.

Depois da pressão dos bancários de todo o País, a Caixa voltou atrás e marcou uma nova rodada para os próximos dias visando discutir os critérios com base na demanda funcional.