Sindicato realiza Debate de Conjuntura dia 29/9

54

O Sindicato dos Bancários do Ceará retoma sua política de formação com a realização de debates com grandes nomes do cenário nacional. O professor Marcos Arruda, economista do Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul – PACS/RJ, será o próximo debatedor do 1º Ciclo de Debates de Conjuntura da atual gestão do Sindicato, agendado para o próximo dia 29/9. De acordo com a secretária de Formação, Laura Andréa, “é importante que todos os trabalhadores se engajem na discussão de um novo modelo de desenvolvimento para o País, e nós, bancários, temos um papel estratégico a desempenhar”.


O evento é aberto a bancários e ao público em geral e será no dia 29/9 (terça-feira), das 9 às 12h, no Auditório da CUT/CE (Rua Sólon Pinheiro, 915. Centro). O tema do 1º Debate de Conjuntura do SEEB/CE será – “Economia, Política e Vida: o papel do movimento sindical (bancário) na superação da Crise e no desenvolvimento do País”.


O tema baseia-se na Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010, que é Economia e Vida e o lema ‘Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro’. O lema foi retirado do Evangelho de Mateus (capítulo 6, versículo 24): “Colaborar na produção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das igrejas cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum, em vista de uma sociedade sem exclusão”.


A CF enfatiza a necessidade da formação de militantes, de uma política sindical que lute pelos direitos “dos pobres sem trabalho, sem moradia, sem garantias de sustento para si e suas famílias”. “Nossa atitude diante do dinheiro mostra muito o tipo de pessoa que somos. Se o enriquecimento e a acumulação continuam a ser o sonho de nossa sociedade, os valores se invertem e colocamos em segundo plano a pessoa, sua vida, sua dignidade, seu bem-estar”, disse o reverendo Luiz Alberto Barbosa, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil (Conic), durante lançamento da Campanha, no último dia 10/9.