Sindicato realiza I Encontro Estadual de Mulheres Bancárias

65


     


O Sindicato dos Bancários do Ceará realizou no sábado, 23/3, o I Encontro Estadual de Mulheres Bancárias, com a presença de mais de cem participantes. Durante o evento, realizado através do Coletivo de Mulheres Bancárias do SEEB/CE, os presentes foram brindados com a mescla de arte e palestras falando da luta pela igualdade de oportunidade entre gêneros, sob o tema “Evolução, Desafios e Perspectivas da Mulher no Mundo do Trabalho”. O encontro, cujo cerimonial foi conduzido pela diretora Iêda Marques, contou ainda com a presença do senador da República, José Pimentel (PT/CE).


O evento iniciou com a apresentação do Coral do Sindicato, que saudou os participantes com músicas em homenagem às mulheres: como Abre-Alas (da compositora Chiquinha Gonzaga), Vitoriosa, de Ivan Lins e Maria, Maria, de Milton Nascimento. Em seguida, o violinista clássico Ícaro Francelino brindou a todos com peças da música clássica e da música popular brasileira deixando a plateia emocionada.


Em seguida, a secretária de Mulheres da Contraf-CUT, Deise Recoaro, falou sobre os avanços e desafios da categoria bancária nas questões de gênero. Ela destacou a importância da formação e engajamento de sindicalistas mulheres para fortalecer a luta feminina. “Mas, mais importante ainda, é que essas novas sindicalistas abracem a causa de gênero e que as entidades passem a dar a devida importância à luta pela igualdade entre homens e mulheres”, citou.


Ela ressaltou também a importância da criação de Coletivos e Secretaria de Mulheres nos sindicatos, pois estes fortalecem a luta e a ampliação dos debates sobre gênero. “É claro que nós, como sindicalistas, devemos dominar todos os assuntos pertinentes à categoria bancária, mas sem deixar de refletir as bandeiras da luta da mulher, que devem ser colocadas como prioridades das entidades. Mais ações pela igualdade representa vitória da classe trabalhadora”, concluiu.


Já a professora da UFC e doutora em Educação, Ângela Linhares, realizou um momento vivencial abordando os dilemas do universo feminino hoje. Ela enfatizou os desafios e visões do “ser mulher” na música, nas artes e destacou que “a luta diária da mulher pode ser retratada na arte, tanto com relação ao trabalho, como no caso das mulheres artesãs, quanto na vida”.


A diretora do Sindicato e integrante do Coletivo de Mulheres, Rita Ferreira, destacou a ampla participação no evento. “O Encontro foi um sucesso e superou nossas expectativas. Nós esperávamos uma participação menor porque o Encontro foi realizado nas vésperas de um feriado e tivemos mais de cem pessoas no evento. Além disso, queria destacar a profundidade dos debates, com informações importantes sobre a organização das mulheres e as perspectivas da mulher no mundo atual. Foi um momento de reflexão e de celebração pelo mês da mulher. Nós sentimos que na base da categoria bancária há essa demanda e esse nosso I Encontro foi apenas um passo nessa caminhada”.


Já a diretora e também integrante do Coletivo, Carmem Grego, ressaltou a satisfação dos participantes ao final do Encontro. “O evento começou com o auditório lotado e terminou da mesma forma. As pessoas que participaram estavam realmente interessadas em ouvir e contribuir com os debates. Com esse evento, nós podemos ver a importância que o tema de ‘Gênero’ tem e como ele desperta interesse na categoria, sempre na busca de construir um mundo melhor e mais igual para todos e todas”.


Encontro Regional – Ao final, o presidente do Sindicato e da Fetrafi-NE, Carlos Eduardo Bezerra, anunciou a criação do Coletivo Regional de Mulheres, durante o Encontro Regional de Mulheres Bancárias que aconteceu concomitantemente ao Encontro Estadual. Na ocasião foi anunciada a criação da Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Bancários do Ceará, que deve ser viabilizada ainda nesse semestre.


O objetivo do Coletivo Regional de Mulheres da Fetrafi-NE será organizar as mulheres do Nordeste, para elencar um plano e um calendário de lutas pela igualdade da oportunidade de gênero.


Sorteio – O evento foi finalizado com o sorteio de kits de beleza e CDs comemorativos do Dia da Mulher entre os participantes. Além disso, foi realizado ainda o sorteio de cinco pacotes (duas diárias com acompanhante, com direito a café da manhã e uso de 1º/4 a 30/6) no Hotel Portal da Montanha (Pacoti – CE), para quem fez seu cadastro no site. Conheça as ganhadoras:

Renata Martins Damasceno – BNB Centro

Maria Viviane do N. Barbosa – Itaú Floriano Peixoto

Teresa Emília Linhares Damasceno – BNB Passaré

Mônica Maria Bastos Braga – Aposentada do Banco do Brasil

Maria do Socorro R. Batista – Aposentada do Bradesco


Coletivo – O Coletivo de Mulheres Bancárias do Ceará é composto pelas diretoras do SEEB/CE e Fetrafi/NE: Ana Miranda, Andréa Alves, Antônia Marques, Antoniclé Oliveira, Bernadeth Patrício, Carmem Amélia Grego, Carmen Araújo, Darcy Barros, Elvira Madeira, Ieda Marques, Jannayna Pereira, Josélia Soares, Léa Patrícia Albuquerque, Lúcia Silveira, Maria Eliene Aragão, Joyce Ferreira, Nádia Silvia Julião, Rafhaella Silveira e Rita Cássia Ferreira.


O Coletivo vem realizando desde 2007 diversos eventos voltados para o debate da luta por igualdade de gênero como oficinas, palestras e comemorações festivas em homenagem às mulheres. O Sindicato tem ainda a Comenda Bárbara de Alencar que foi entregue em 2012 à cearense Maria da Penha, símbolo da luta contra a violência doméstica.