Sindicato realiza protesto contra atraso no pagamento do adicional de PLR

45

  


O Sindicato dos Bancários do Ceará realizou na quarta-feira, dia 9/5, na Praça Jader Colares, sede administrativa do BNB, no Passaré, ato de protesto pela demora no pagamento do adicional de PLR de 2011, devido ao funcionalismo.


Pelo calendário do Banco, o adicional só deverá ser pago no começo de junho/2012, após a realização de Assembleia Geral Extraordinária de Acionistas, com data prevista para 25/5/2012. Ocorre que tudo não passa de previsão, pois até o fechamento desta edição da Tribuna Bancária, o edital de convocação da AGE ainda não havia sido publicado.


Pela lei, a distribuição de lucros e dividendos das Sociedades Anônimas só pode ocorrer no mês seguinte ao de sua aprovação pelos acionistas. Quer dizer que, se a AGE só ocorrer em junho, o adicional de PLR dos funcionários vai até o mês de julho para ser pago.


O Sindicato dos Bancários do Ceará reivindicou durante o ato a antecipação do pagamento, para posterior homologação da AGE, uma vez que a distribuição dos 2% do adicional já foi formalmente autorizado pelo Ministério da Fazenda, que representa o acionista majoritário do Banco.


“O que falta para corrigir essa injustiça, que coloca os funcionários do BNB sempre como os últimos a receberem a PLR, é a tomada de atitude da Direção, autorizando o crédito ad referendum da AGE”, afirma Tomaz de Aquino, diretor do SEEB/CE e coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB.