Sindicato realiza Seminário “Caixa 100% Pública”, dia 22/1

54


Continua a luta do Sindicato dos Bancários do Ceará em defesa da manutenção da Caixa Econômica Federal como banco 100% público. Na próxima quinta-feira, dia 22/1, o SEEB/CE realiza na sua sede, o Seminário “Os impactos da abertura de capital da Caixa para os trabalhadores, a sociedade e políticas públicas” a partir das 19 horas.


Como debatedores, estão confirmados Fernando Neiva (representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa, eleito pelos empregados), Augusto Vasconcelos (presidente do SEEB/BA e membro da CEE/CEF), além de um representante da OAB/CE. O evento deve contar ainda com representantes das centrais sindicais, bem como parlamentares.


As inscrições para o seminário estão abertas pelo e-mail: bancariosce@bancariosce.org.br, ou pelo telefone (85) 3252 4266, falar com Ação Sindical. Será garantido o ressarcimento de despesas com deslocamento para empregados da Caixa no Interior que se inscreverem até o dia 21/1 (quarta-feira).


A Caixa completou 154 anos no dia 12/1, como instituição 100% pública. Apesar de ter motivos para comemorar, uma sombra paira sobre o seu futuro desde o final do ano passado, quando surgiram notícias sobre a abertura do seu capital, o que é inaceitável.


Categoria apreensiva – As entidades representativas dos bancários: Contraf-CUT e a Fenae, junto com as centrais sindicais (CUT, CTB, Intersindical e Conlutas), protocolaram ofícios no dia 23/12, solicitando audiências com o governo federal . “Os mais de 100 mil empregados da Caixa estão apreensivos. Não apenas a categoria, mas toda a sociedade foi surpreendida. Sobretudo, porque Vossa Excelência se comprometeu, em Carta Aberta aos trabalhadores dos bancos públicos federais, divulgada no dia 23/10, a fortalecer as nossas instituições”, afirmam as entidades na carta enviada à presidenta Dilma Rousseff.