Sindicato realizou II Passeio Cultural e Religioso na Semana Santa

16


Confraternização, momento de lazer, contato com a natureza, sair da rotina e ter momentos de reflexão espiritual. Estes foram os ingredientes do II Passeio Cultural e Religioso promovido pelo Sindicato dos Bancários do Ceará no feriado da Semana Santa, dividido em dois dias – 28 e 29/3. Esta foi a segunda edição do passeio religioso e cultural à região do Maciço de Baturité, passando por Guaramiranga e voltando por Pacatuba, onde a maioria pode assistir a tradicional encenação da Paixão de Cristo naquele município. Mais de 300 pessoas, entre bancários e familiares participaram do passeio, distribuídos em seis ônibus.


O primeiro grupo no dia 28/3 foi composto basicamente de bancários aposentados, que fizeram várias visitas às igrejas de Guaramiranga, a de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora de Lourdes, ou Igreja da Gruta, onde está instalado o Convento dos Capuchinhos. O local é aprazível e serve de pousada para os visitantes. O Centro histórico da cidade é cheio de atrações para os turistas, com inúmeras atrações gastronômicas e culturais. Ali pode-se deliciar um quentinho fondue de chocolate com morango ou frutas variadas, além de diversas atrações na pracinha dos artesanatos.


Esse roteiro também fez parte do passeio do segundo grupo levado pelo Sindicato ao Maciço de Baturité, no dia 29/3. Ainda na cidade de Guaramiranga, os bancários e familiares participaram opcionalmente de trilhas e passeios pela floresta, onde puderam ver o que resta da Mata Atlântica em nosso Estado.  Houve ainda momento de muita descontração após o almoço, uma parada obrigatória por causa da chuva, quando um grupo do passeio resolveu cantar músicas saudosistas e do cancioneiro popular.


Paixão de Cristo – Além de conhecer a cidade histórica de Guaramiranga, com todos os seus espaços turísticos, o II Passeio Cultural e Religioso promovido pelo SEEB/CE também proporcionou aos bancários oportunidade de assistirem a Paixão de Cristo, que acontece todos os anos na Semana Santa, em Pacatuba.  Ali, os bancários puderam assistir a 39ª edição da Paixão do Cristo daquele município, envolvendo a todos em momentos de emoção e fé. A peça teatral é uma iniciativa da Prefeitura de Pacatuba e conta com centenas de profissionais, que com realismo e muita emoção, se esmeram para retratar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.


“Mais uma vez, o Sindicato dos Bancários do Ceará estabeleceu uma aproximação com a categoria, envolvendo os bancários e seus familiares  numa atividade de cultura e lazer, sendo este um dos eventos da nossa programação cultural para 2013”, disse Tomaz de Aquino, diretor de Cultura do Sindicato dos Bancários do Ceará.