Sindicato reúne bancários aposentados em palestra sobre Envelhecimento e Alzheimer

7


Uma palestra sobre Processo de Envelhecimento e a Doença de Alzheimer, reuniu bancários aposentados no Sindicato dos Bancários do Ceará, no último dia 14/11, numa promoção da Secretaria de Aposentados da entidade. A programação do dia começou com um café da manhã, seguido da palestra com a presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, a terapeuta ocupacional e mestre em Saúde Pública, Danielle Mourão.


Segundo a terapeuta convidada, a doença de Alzheimer provoca progressiva deterioração das funções cerebrais, como perda de memória, da linguagem, da razão e da habilidade de cuidar de si próprio. “Mas é preciso desmistificar a doença, dando mais informações aos familiares e aos cuidadores”, conforme explicou.


Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 10% das pessoas com mais de 65 anos e 25% com mais de 85 anos podem apresentar algum sintoma dessa enfermidade e são inúmeros os casos que evoluem para demência. Dados revelam que, depois de feito o diagnóstico, o tempo médio de sobrevida varia de 8 a 10 anos. A Medicina ainda desconhece a cura da doença, mas orienta sobre tratamentos para minorar os sintomas.


“Queremos reafirmar a importância da participação dos aposentados e pensionistas, assim como os demais bancários, desse momento de conversa sobre uma doença que cada vez mais entra no nosso dia a dia. Esse foi um importante debate que trouxe conhecimento e mais informações sobre a temática saúde”
Océlio Silveira, secretário de Aposentados e funcionário do BNB