Sindicato reuniu bancários aposentados no I Encontro da categoria

50


No sábado, dia 26/4, o Sindicato dos Bancários do Ceará promoveu o I Encontro Estadual dos Bancários Aposentados, com vasta programação, no Clube da Caixa. Na mesa de abertura fizeram saudações aos participantes, o presidente do Sindicato, Carlos Eduardo Bezerra, o diretor de Aposentados do Sindicato, Océlio Silveira, o presidente da ACEA, Francisco Vagner Dantas, a presidente da AFABEC, Darcy Barros, o presidente da AABNB, Waldir Farias Freitas, o presidente da APCEF, Áureo Júnior e Sancho Filho, diretor do SEEB/CE e da Apcef.


Os bancários aposentados foram recepcionados com um café da manhã, seguido de apresentação de atividade cultural com os emboladores Ivanildo Vilanova e Raulino Silva, do Clube da Viola, que fizeram repentes e emboladas com o tema aposentados.


Em seguida houve palestra sobre a Ditadura da Felicidade, com o professor e teólogo da Universidade Sem Fronteiras, Carlo Tursi. O professor criticou a imposição que é feita às pessoas de serem felizes, de estarem sempre alegres, sempre sorridentes. De serem obrigadas a estar sempre de bem. Lembrou das câmaras que dizem “Sorria. Você está sendo filmado”.  “Esse é um dado novo na ditadura do sorriso. A pessoa não pode ter a cara normal”, criticou.


“Na Ditadura da Felicidade, a pessoa é obrigada a externar felicidade, sorriso, seu lado sempre bom. Não pode aparecer desfavorável nunca, tudo de forma imposta, obrigatória. Defendo a autenticidade, o direito de ficar triste, o estado de espírito normal, não imposto pela sociedade”, finalizou.


Na parte da tarde, uma vivência musical com o maestro Rogério Jales, envolveu os participantes e promoveu maior entrosamento dos aposentados. Logo em seguida, houve palestra sobre o INSS, os tipos de aposentadorias, quais os requisitos para obter os benefícios da Previdência Social e debate, inclusive, sobre fator previdenciário, com o chefe do Serviço de Reconhecimento de Direito do INSS, Paulo Barcelar.


__________


“Esse Encontro foi um marco nas atividades que estamos programando para os bancários aposentados. Já está agendado o II Encontro para o 1º semestre de 2015. Nossa ideia é garantir a integração e congraçamento da categoria e estreitar os laços com o Sindicato”

Océlio Silveira, secretário de Aposentados do Sindicato dos Bancários do Ceará