SINDICATO SE ENGAJA NO NOVEMBRO AZUL E ALERTA SOBRE CÂNCER DE PRÓSTATA

62


Em todo o mundo, o mês de novembro é dedicado a alertar para a prevenção ao câncer de próstata e outras doenças. A ideia é tornar os homens mais conscientes e acabar com preconceitos que podem colocar em risco suas vidas. O Sindicato dos Bancários do Ceará está engajado no Novembro Azul, pois entende a importância do diagnóstico precoce e do combate ao câncer de próstata, o segundo mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele. É preciso estar atento!


SAÚDE DO HOMEM EM FORTALEZA – O Centro de Atenção à Saúde do Homem, uma parceria do Governo do Estado, Prefeitura Municipal e Unichristus, disponibiliza consultas e exames para a saúde do homem. O espaço funciona na Avenida Antônio Justa, 3161, no Bairro Meireles – Fone: (85) 3101.1398. Essa unidade tem uma estrutura para realização de exames de ultrassom, biópsia prostática, cistoscopia, ambulatório, sala de esterilização e centro cirúrgico para pequenos procedimentos. O espaço tem capacidade para receber mais de trinta pacientes por dia.


A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de que, no Ceará, haverá 2.700 novos casos de câncer de próstata no estado em 2018. Isso representa taxa de 60,01 casos por 100 mil homens. Na fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma.


ALERTA PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA: Dificuldade de urinar; demora em iniciar e finalizar o ato urinário; presença de sangue na urina; diminuição do jato urinário; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam o exame anualmente.