Sindicato sugere Estatuto da Segurança Bancária para Câmara Municipal

61

Por sugestão do Sindicato dos Bancários do Ceará, a Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) está trabalhando em um projeto que cria o Estatuto da Segurança Bancária de Fortaleza. A ideia é reunir todas as leis já aprovadas na Casa sobre o tema e acrescentar novas, a fim de tornar a legislação mais clara e fortalecer a fiscalização. A iniciativa também está sendo acompanhada pela Procuradoria Geral do Município.


No projeto do Estatuto, entre as leis em destaque, estão a que obriga as agências a terem portas com detectores de metais, a que restringe o uso de celulares e a que determina a colocação de biombos individuais nos caixas.

Iniciativa pioneira – O diferencial do Projeto sugerido pelo Sindicato dos Bancários do Ceará é a criação de um projeto de lei para que sejam concedidos alvarás de funcionamento somente às agências que garantam condições de segurança aos clientes. Segundo informações da Câmara Municipal de Fortaleza, o Estatuto da Segurança Pública deverá ser aprovado e posto em prática ainda no primeiro semestre deste ano.