Sindicato também é CULTURA. Atrações diversificadas fazem sucesso em 2016

48


No ano de 2016, o Sindicato dos Bancários do Ceará realizou diversas atrações culturais, através da Secretaria de Cultura, que tiveram boa repercussão e intensa participação da categoria.


O bloco de pré-carnaval do Sindicato, De Magote Não Tem Quem Derrote, abriu o calendário cultural com quatro apresentações no Mercado dos Pinhões, durante o mês de janeiro. O bloco faz parte da programação oficial do pré-carnaval de Fortaleza e é animado por bateria própria. O secretário de Cultura do Sindicato, Tomaz de Aquino, destacou como principal característica do bloco dos bancários aliar alegria e descontração. O bloco existe desde 2012. A Secretaria de Cultura promove ainda durante o ano uma oficina de percussão para formar novos ritmistas e aprimorar aqueles que já fazem parte da bateria do bloco. O calendário cultural de 2017 inicia em 20 de janeiro, com o ensaio geral do De Magote, no primeiro Botequim dos Bancários do ano.


SEMANA SANTA – No final de março, o Sindicato promoveu a V edição do já tradicional Passeio Cultural e Religioso. Em 2016, foram duas datas com dois destinos diferentes: Sexta-feira Santa (Guaramiranga/Pacatuba) e Sábado de Aleluia (Pontal do Maceió, em Fortim). As inscrições para participar do evento neste ano foram recordes reunindo cerca de 300 bancários e familiares. Aqueles que escolheram o destino de Guaramiranga/Pacatuba visitaram monumentos sacros, trilhas e assistiram à tradicional peça da Paixão de Cristo, em Pacatuba. Já os que optaram pelo Pontal de Maceió curtiram a praia, passeio pelo Rio Jaguaribe, além de acompanhar à noite a tradicional malhação do Judas.


BOTEQUIM – O projeto cultural Botequim dos Bancários já é sucesso garantido. Realizado sempre nas últimas sextas-feiras de cada mês, o projeto traz programação diversificada, com boa música para todos os gostos. Em 2016 o projeto ficou mais enxuto, valorizando as atrações musicais, a descontração entre os presentes e apresentando a cada mês uma temática específica.