Sindicato tira dúvidas sobre PCR com funcionários do BB

53

O Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) se reuniu nos dias 23/3 e 24/3 com os funcionários das agências Aldeota, Setor Público, Auditoria, Gerat, Corporate e Ajure do Banco do Brasil para apresentar e tirar dúvidas sobre o Plano de Carreira e Remuneração (PCR), uma das conquistas mais significativas da Campanha Nacional de 2010.


O presidente do SEEB/CE, Carlos Eduardo Bezerra, explicou em linhas gerais como funciona o extrato de pontuação por função, que deve ser disponibilizado no Sisbb até 31/3. O Sindicato está acompanhando o processo de implantação do plano e reforçou a disponibilidade para esclarecer qualquer dúvida. “O plano representa um avanço ao transformar remuneração indireta variável (CTVF) em verba salarial direta fixa. A tabela de promoção por mérito é o maior avanço do novo PCR”, afirmou Carlos Eduardo.


O banco ainda não tem o número preciso de bancários que serão beneficiados com a implantação do PCR, mas a previsão é que 15 mil funcionários se beneficiem de imediato. De acordo com a instituição financeira, mediante o exercício de comissões, o funcionário terá uma pontuação diária para promoção por mérito. A cada 1.095 pontos, o bancário avança um nível na tabela por mérito. A pontuação diária de cada comissão é definida de acordo com o Valor de Referência (VR) da comissão.


Com o PCR, alguns bancários podem receber reajustes de até 15,6%. O incremento na folha será retroativo a setembro, data-base da categoria. O Sindicato alerta a importância dos bancários checarem em suas folhas se as comissões estão detalhadas de forma devida, já que a migração terá como base essa informação. Quem perdeu ou abriu mão de comissão de 2006 para cá também será beneficiado na carreira de mérito.