Sindicatos e Associações: cada um com sua função

35

A Diretoria da AFBNB está anunciando, para o próximo dia 2/8, reunião com o novo presidente do Banco para tratar de questões institucionais.


Isso é muito positivo e só demonstra que todas as entidades que representam o funcionalismo têm seu espaço e não precisam ficar se engalfinhando ou assumindo postura de vítima que está sendo excluída.


À Comissão Nacional dos Funcionários, à Contraf-CUT e às Federações está reservado o papel de negociar o Acordo Coletivo de Trabalho, envolvendo questões salariais, benefícios, assuntos sindicais e de defesa geral dos trabalhadores. Afinal, são essas entidades que congregam os sindicatos, que são as entidades que têm o amparo legal para negociar e firmar acordos e/ou convenções trabalhistas.


Já as associações como ANABB, AEBA, AFBNB, dentre outras, têm a importante missão de discutir com os Bancos assuntos de natureza institucional, envolvendo a empresa e o seu funcionalismo, dentre os quais destacam-se o fortalecimento financeiro e institucional do Banco, a transparência nos processos administrativos (concorrências, transferências) e operacionais (lisura e desconcentração nas aplicações do Banco) e a solução para os antigos problemas que fragilizam a Camed e a Capef, inclusive a gestão dessas duas caixas, patrimônio do funcionalismo entregues quase que totalmente aos interesses da Diretoria de plantão do BNB.


O sol nasce para todos. Viva!!!