Tema do XII Congresso remete à discussão sobre demissões imotivadas

98

“Aprofundar a Democracia, Vencer o Medo e Avançar nas Conquistas”. Esse será o tema do XII Congresso Nacional dos Funcionários do BNB, em João Pessoa (PB), nos dias 18 e 19 de agosto. O evento será realizado no Hotel Ouro Branco e contará com representantes de todo o Nordeste. O tema do Congresso remete a necessidade de discussão sobre as rescentes demissões sem justa causa ocorridas na Instituição.

A abertura do evento e a aprovação do Regimento do Congresso serão na manhã do dia 18/8, seguidas do Painel I – Conjuntura Nacional e o Papel do BNB, cujo palestrante será o economista e diretor de planejamento da ADNE, Júlio Rafael. Ainda de manhã, para o Painel II – Campanha Salarial Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, está prevista a presença do diretor-executivo da Fetec/NE e Contraf, Sérgio Braga. Na ocasião, será feita uma exposição do técnico do Dieese Murilo Barella, sobre a conjuntura econômica.

À tarde, o Painel III – Plano de Custeio da Camed e Plano de Previdência de Contribuição Variável contará com os nomes de João Robério Pereira de Messias (representando a Camed) e de Francisco José Araújo Bezerra (“Fran”, representando a Capef). Ainda à tarde, para o Painel IV – Negociação Permanente/Pauta Específica de reivindicação, a convidada é a superintendente de desenvolvimento humano do BNB, Zilana Ribeiro.

Na manhã do dia 19/8, estão previstos grupos de trabalho e, à tarde, a plenária final. O Congresso contará com a presença de 89 delegados; 30, entre eleitos e natos, representam o Estado do Ceará (1/3 da delegação). Nos painéis, o debate está garantido através do contraponto da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB.