Tempo da Quaresma

60

O Tempo da Quaresma começou na 4ª Feira de Cinzas e se estende até a Celebração da Ceia do Senhor na 5ª Feira Santa. É o tempo de preparação para a Celebração da Páscoa. “Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor a dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou preparação do Batismo e pela penitência, fazendo os fiéis ouvirem com mais frequência a palavra de Deus e entregarem-se à oração, os dispõe à celebração do mistério pascal” (Concílio Vaticano II. A Sagrada Liturgia – SC, 109).


O Tempo da Quaresma é um convite permanente à conversão, que é um processo contínuo de mudança de vida. Nesse processo, vivenciamos também “tempos fortes” de conversão, que são “tempos fortes” de graça de Deus. Eles brotam da ação do Espírito Santo e provocam transformações profundas, que levam as pessoas a reorientar a vida, a mudar de direção, a deixar de caminhar numa estrada para andar numa outra e a aderir radicalmente ao projeto de Deus – ao Reino de Deus – que satisfaz plenamente as aspirações do ser humano. “O tempo já se cumpriu e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e creiam na Boa Notícia (no Evangelho)” (Mc 1, 15).


Em outras palavras, o processo de conversão é o próprio processo de aperfeiçoamento do ser humano como vir-a-ser, como ser de busca permanente dentro do projeto de Deus, que é o seu Reino. “Sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês que está no céu” (Mt 5, 48). O processo de conversão envolve, pois, o ser humano todo e todos os seres humanos, em todas as dimensões: pessoais (corpórea, biopsíquica, espiritual), sociais (sócio-econômica, sócio-política, sócio-ecológica, sócio-cultural) e cósmica.


Na medida em que a conversão acontece, ela liberta de tudo aquilo que impede a vida: dos pecados pes-soais, do pecado social ou estrutural e do pecado do mundo (o anti-Reino de Deus). O pecado do mundo inclui o pecado social ou estrutural e os pecados pessoais, mas é mais do que a soma do pecado social ou estrutural e dos pecados pessoais. O pecado social (sócio-econômico, sócio-político, sócio-ecológico, sócio-cultural) ou estrutural inclui os pecados pessoais, mas é mais do que a soma dos pecados pessoais. “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo” (Jo 1, 29).


A Campanha da Fraternidade de cada ano explicita o compromisso dos cristãos e cristãs na vivência concreta da Quaresma. O tema da Campanha da Fraternidade 2012 é: “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema: “Que a Saúde se difunda sobre a Terra” (cf. Eclo 38, 8). Com a Campanha da Fraternidade 2012, a Igreja deseja SENSIBILIZAR a todos “sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência da Saúde Pública condizente com suas necessidades e dignidade”; REFLETIR sobre essa realidade, “que clama por ações transformadoras” e MOBILIZAR “por melhoria no Sistema Público de Saúde”. Que todos e todas vivamos intensamente a Quaresma e a Campanha da Fraternidade!

Fr. Marcos Sassatelli – é Frade Dominicano, Doutor em Filosofia e em Teologia Moral